Cheiros são emocionais e estão associados a mudanças.
Que nossa memória é uma caixa cheia de informações extremamente importantes, isso todo mundo já sabe, nosso cérebro armazena milhões de dados o tempo inteiro e também é responsável por cruzar situações e os cheiros que sentimos naquele momento.
E é assim que começamos a falar de aromacologia, ciência que estuda a relação entre cheiros e sentimentos. Essências são capazes de evocar todos os nossos sentidos: Felicidade, calmaria, elegância, luxo, poder e por aí vai.
Existe diferença entre aromacologia e aromaterapia ?
Apesar de nomes parecidos, os usos são diferentes e possuem pontos divergentes, olha só:
Enquanto a aromaterapia tem como foco o uso de óleos essenciais para prevenir e tratar doenças, a aromacologia se concentra nos benefícios psicológicos e nas reações que o sistema nervoso tem às fragrâncias. Só para exemplificar, a primeira afirma que o aroma de lavanda pode curar dores de cabeça. A segunda, que a planta tem o poder de acalmar a mente;
A aromaterapia usa apenas óleos essenciais e odores naturais. A aromacologia, contudo, pode empregar também os perfumes artificiais;
Os conhecimentos da aromaterapia têm, principalmente, propósitos medicinais. A aromacologia, por outro lado, pode ser usada até para fins comerciais. Existe, aliás, toda uma indústria que usa fragrâncias para influenciar a experiência e o comportamento do consumidor. É o chamado marketing sensorial;
Apesar de existirem muitas diferenças entre os conceitos de aromaterapia e aromacologia, nenhum deles perdem público, ambos andam lado a lado e se complementam, usando equipamentos para ajudar no ambiente ou cuidar influenciar no cuidado da saúde.
E sem dúvida ele cabe em todos os ambientes. Vai ficar fora dessa? Invista em marketing olfativo e desfrute de um ambiente cheio de energia, nos chame no whats, estamos à disposição 1150902172.
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