Com o avanço da tecnologia, tem se tornando cada vez mais necessário o diferencial de uma marca, acredito que se você chegou até aqui sem dúvida procura por um algo marcante, emocionante e transformador.

Em 1999, uma pesquisa feita pela universidade Rockfeller apontou que memorizamos os sentidos da seguinte forma: 

Isso foi um dos incentivos do marketing a procurar estratégias que impactam emocionalmente o consumidor, resultando na identificação do cliente com a marca e explorando estratégias diferentes para encantar os clientes.

O olfato é mesmo o sentido mais importante?

Vejamos um pouco sobre os sentidos humanos para entender tudo que podemos investir e criar um diferencial através do olfato, o olho humano consegue captar 7,5 milhões de cores, o ouvido percebe 350 mil tons sonoros.

Enquanto isso o olfato…

  • É o sentido humano mais apurado captando 1 trilhão de cheiros por minuto;
  • É o primeiro dos sentidos a ser desenvolvido no útero;
  • 75% das emoções que geramos diariamente são afetadas pelo cheiro;
  • Todo cheiro provoca emoções, em apenas 1 segundo o cheiro é capaz de provocar novas sensações.

O Marketing olfativo para o Brasileiro 

É confirmado cientificamente que o olfato é o sentido que guarda as sensações mais marcantes da nossa vida, sejam elas positivas ou negativas. 

Ao entrar em uma loja com um cheiro agradável isso pode aumentar o tempo de permanência no ambiente, o número de pessoas no estabelecimento, estimular a fome e até a libido. Um cheiro marcante faz com que os clientes criem um vinculo com o produto e se lembrem dos bons momentos que viveu com a marca, transformando os consumidores em uma legião de fãs.

Estudos feitos no interior resultaram que o uso do Marketing olfativo pode ter retorno de até 20% a mais de receita para a marca que investe em aromatização de ambientes por conta do perfil do consumidor brasileiro, que é apaixonado por pequenas ações.

Sendo assim não nos restam dúvidas que o sentido que recebe a maior atenção do corpo humano é o olfato e também se torna o ponto focal de maior investimento e diferencial de uma marca

5/5 - (1 vote)