No momento em que o mundo vive uma das suas maiores mudanças, muitos empresários pensam e repensam a melhor forma de manter seus negócios funcionando e principalmente rentáveis.

Com a pandemia, negócios locais tiveram que se reinventar, fazendo com que seus donos precisassem se profissionalizar em diversos aspectos. O delivery se tornou peça chave para muitos negócios que até então não se imaginavam utilizando esse recurso, porém o maior destaque ficou com as lojas virtuais.

Empresas, lojas, escritórios, todo tipo de negócio enxergou no mundo online a saída para resolver a crise instaurada pelo Coronavírus.

Lojas físicas e Lojas Virtuais

Muitas empresas adotaram a loja virtual e os meios digitais para vender e fidelizar seus clientes, verdadeiras operações de guerra foram montadas em dias para atender uma demanda latente e que a cada dia se tornava mais volumosa.

Por conta de todo o investimento feito nesse período em tecnologias que até então não eram cogitadas, o empresário brasileiro se vê hoje em um mundo incerto. Afinal, esse momento vai passar e como ele então lidará com todo o aparato adquirido nesse momento?

O momento pós-pandemia já vem sendo analisado por especialistas dos mais diversos segmento e uma constatação é unânime entre eles: O mundo nunca mais será o mesmo…

Empresas que atualmente adotaram lojas virtuais e entregas via delivery, continuarão fornecendo estes serviços por toda vida. Isso porque já enxergam nesses recursos a evolução do seu negócio e consequentemente o aumento dos seus lucros.

Operações que antes eram realizadas exclusivamente no ambiente físico, passaram a ser online e graças a esse “empurrãozinho”, rapidamente foi constatado e validado que esse novo jeito de fazer negócios é mais barato e lucrativo do que o modo convencional que até então vinha sendo aplicado por muitos negócios.

Mesmos os donos de negócio mais conservadores, perceberam que o online é um caminho sem volta e que seus negócios precisam estar preparados para atender uma nova demanda, um novo público e suas novas exigências.

Economia em meio à crise e pós-pandemia

Diversos serviços cresceram consideravelmente com a pandemia como, por exemplo, a telemedicina. Mas, outros serviços já estão sentido o impacto que terão quando esse momento passar.

Supermercados, por exemplo, que até então não ofereciam seus produtos online, hoje já o fazem e a tendência é que isso se torne cada vez mais comum ao longo dos anos.

Shopping centers também estão se desconstruindo, a equipe de inovação desses gigantes do comércio já avaliam a possibilidade de criar serviços de entregas próprios, conveniados as lojas. Dessa forma garantindo que todo tipo de público possa ter acessos as comodidades que um shopping oferece.

O futuro ainda é incerto, mas todos temos a certeza que nada mais será como antes. Por isso, os empresários precisam estar conscientes de que seus negócios passaram para um outro nível, onde não será mais possível regredir, o único caminho possível será seguir em frente, evoluindo constante e se remodelando a cada novo passo da humanidade a caminho do futuro.

Novo recomeço dos negócios

Em muitos locais os estabelecimentos já podem atender, e o mais importante neste momento é se adequar a nova realidade para que todos se sintam seguros e a vontade.  As lojas devem ser equipadas e receber orientações visando preservar a saúde e segurança de colaboradores e clientes. Sinalizações orientativas, rotinas de limpeza, higienização pessoal e do ambiente devem ser reforçadas.

E o mais importante para sair na frente dos concorrentes é nesses momentos de tensão investir em ações de marketing para que os clientes esqueçam um pouco da realidade e proporcionar uma experiência inovadora. Aproveite esse recomeço para surpreender! Chegou a hora do Marketing visual, sonoro e olfativo levar o cliente a vivenciar uma experiência única.

Qual o Cheiro da sua Marca? Convide o cliente para entrar em grande estilo em um universo de sensações, Onde a Magia Acontece!

Rate this post