Você já percebeu a quantidade de memórias que estão atreladas aos cheiros? Não! Então vem comigo nesse convite. 

Feche os olhos e pense no primeiro cheiro que lhe vem à cabeça e qual a memória desse dia, muitos vão dizer que sentem o cheiro de terra molhada, chuva, café fresquinho e até o famoso capim santo que muitos assimilam ao cheiro de casa de vó. 

Nosso cérebro tem uma capacidade incrível de associar aromas com memórias, esse é um fenômeno chamado Efeito Madeleine ou Efeito Proust,  nomes esses que foram dados em homenagem a Marcel Proust, um escritor Francês do século XX que trouxe ao mundo uma obra que falava profundamente sobre o efeito do cheiro na memória. 

Nos últimos anos muito tem se estudado sobre os efeito das essências sobre nossa memória, o olfato é  o primeiro sentido a ser desenvolvido no ser humano isso ainda no ventre, já fora do ventre é responsável por assimilar  memórias, e isso pode agregar em tratamentos de SPA e relaxamento e até mesmo na fidelização de cada cliente. 

Qual o segredo das Grandes Marcas?

“ A maior parte da nossa memória está fora de nós, numa variação de chuva, o cheiro de um quarto fechado ou no cheiro de uma primeira labareda”

Marcel Proust – Em busca do tempo perdido – Vol. 2

Os cheiros que viram memórias se tornaram temas de estudo em grandes universidades, onde memórias são mapeadas junto com os cheiros, tendo a pretensão de segmentar isso até mesmo por regiões do Brasil e do mundo, entendendo o cheiro e suas variações e como isso pode chamar atenção de cada região, Norte, Sul, Leste ou Oeste e entender melhor sobre diferenças culturais que temos e as essências. 

Sendo assim também é possível mapear emoções e entender como uma essência pode agregar no sistema emocional de cada pessoa, e relembrar momentos que estão relacionados à fragrância e que podem dar vida a uma memória.

Qual o segredo das Grandes Marcas?

Se formos mais a fundo vamos ver que até os meses do ano tem cheiro, como o mês da páscoa que tem cheiro de chocolate e é capaz de ser ligado a inúmeras outras lembranças desde a infância

Nós como defensores do marketing olfativo sabemos que ele tem sido um agregador de experiências e valor ao receber um presente, entrar em uma loja ou até guardar lembranças de um ente querido. 

Vai ficar fora dessa?tenha um ambiente cheio de energia, fale com nossa equipe através do whats no whats1150902172.

5/5 - (6 {votos})